Uma Janela para Alguma Outra Coisa
12/16/2015
18:30
Talk

Conversa com Jorge Leandro Rosa, Paulo Mendes e Sousa Dias, moderada por Sara Castelo Branco
– a propósito da exposição Upcoming Images de Hugo de Almeida Pinho

A propósito de Upcoming Images de Hugo de Almeida Pinho, este irá reunir-se com o ensaísta Jorge Leandro Rosa, o artista e comissário Paulo Mendes e o filósofo Sousa Dias para discutirem questões em torno das temáticas da exposição. Na conversa irá abordar-se temas como a problemática da aparição e da latência das imagens, as miragens contemporâneas e as utopias da construção político-social europeia ou o cruzamento dos fluxos e evasões actuais reflectindo a relação passada e presente entre os países mediterrâneos.

BIOGRAFIAS
JORGE LEANDRO ROSA
Jorge Leandro Rosa licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas e concluiu o Mestrado em Estudos Literários Comparados na Universidade Nova de Lisboa. O seu Doutoramento foi realizado na área das Ciências da Comunicação, variante de Comunicação e Cultura. Como investigador, trabalha nos domínios da Ontologia, da Estética e da Teoria da Cultura. É docente da FCATI da Universidade Lusófona do Porto e da Universidade Nova de Lisboa. É investigador no Instituto de Filosofia da Universidade do Porto e no CICANT. Publicou diversos livros (enquanto autor e co-autor) nos domínios da Comunicação e da Filosofia, assim como dezenas de artigos e ensaios em publicações nacionais e estrangeiras. «O Problema da aparição nas imagens: da imagem idolátrica à imagem técnica» (Imagem e Pensamento, 2011), «O desaparecimento do espectador» (Comunicação apresentada no congresso SOPCOM, 2009), Comunicação intitulada «Stereoscopic photography: «truth» and «reality» at the core of techniques becoming», Conference «Communicating Humanly in an Age of Technology and Spin: Jacques Ellul in the 21st Century» (Carleton University. Ottawa, Canadá. 13-15 Julho, 2014), “Cultura visual e exibição artística: o observador emergente” (Caleidoscópio, 9: 100 – 112, 2008), «A Contracultura: O Ciclo Vazio da Cultura Ocidental» (Revista de Comunicação e Linguagens, no 30, Lisboa, Relógio d’Água, Outubro de 2001), «Para Além do Desespero da Ruína. Breve périplo em direcção à cultura virtual» (Revista de Comunicação e Linguagens, 28, Lisboa: Relógio d’Água, Outubro de 2000) e «A Presença restante da arte. Questões do real exibido em Pedro Paiva e João Maria Gusmão» in AA.VV., Abissologia, Gal. Zé dos bois. É membro dos Conselhos de Redacção das revistas «Nada», «Caleidoscópio», «Revista de Comunicação e Linguagens». Tem ainda actividade como tradutor de textos ensaísticos e científicos.
PAULO MENDES
Nasceu em Lisboa em 1966. Trabalha em Lisboa e no Porto. Artista plástico de formação, comissário de exposições e produtor de projectos culturais.
Fundador e membro da direcção da PLANO GEOMÉTRICO, associação cultural. Apresenta o seu trabalho individualmente e em colectivo desde o início da década de 90. Participou e comissariou numerosas exposições, independentes e institucionais, que marcaram o desenvolvimento do trabalho de uma nova geração de criadores. O seu trabalho caracteriza-se pela contaminação entre as várias disciplinas – o cinema, o design, a arquitectura, a música, o teatro a dança –, e pela diversidade de meios de suporte que cada projecto determina – a pintura, o desenho, a fotografia, o vídeo, a instalação e a performance. Desenvolve ainda trabalho na área editorial e do design gráfico. http://www.paulomendes.org
SOUSA DIAS
Sousa Dias nasceu no Porto em 1956. Professor de filosofia, retirado em 2013. Entre outros livros publicou Grandeza de Marx - por uma política do impossível (Assírio & Alvim, Lisboa, 2011), Lógica do acontecimento - introdução à filosofia de Deleuze (2a ed. Documenta, Lisboa, 2012), O que é poesia? (3a ed. Documenta, Lisboa, 2014), Zizek, Marx & Beckett - e a democracia por vir (Sistema Solar/Documenta, 2014) e Questão de Estilo, Arte e Filosofia (Pé de página editors, 2004)

15.12.16 - Uma Janela para Alguma Outra Coisa

Projeto:

Mupi Gallery

Galeria

Press

Saco Azul, Maus Hábitos,
Rua Passos Manuel 178

4º andar

4000-382 Porto


Produção & Programação Artística

sacoazul@maushabitos.com

danielpires@maushabitos.com

Assessoria de Imprensa

imprensa@maushabitos.com


15.12.16 - Uma Janela para Alguma Outra Coisa

powered by

15.12.16 - Uma Janela para Alguma Outra Coisa
15.12.16 - Uma Janela para Alguma Outra Coisa
sacoazul.org desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile