Mupi Gallery
Image

A Mupi Gallery é uma galeria dedicada à imagem inaugurada em Maio de 2015 no foyer da sala de espetáculos do Maus Hábitos, que acolhe, desde então, uma vasta programação de exposições individuais por artistas locais e internacionais em diferentes estados de emergência.

A Mupi Gallery tem como objectivos apoiar a criação de novas obras e experiências visuais, bem como promover o percurso artístico dos artistas convidados, através do desafio a apresentarem um novo trabalho a solo que tire partido das características e destaque singular do grande formato. Procura também promover a cena artística contemporânea nacional, dando a conhecer o trabalho sólido de artistas locais bem como novos nomes das artes visuais.

Esta galeria dedicada a exposições individuais, complementa a programação artística da Saco Azul/Maus Hábitos, por fazer um contraponto ao programa da sala de exposições, dedicado ao encontro e diálogo artístico através de exposições colectivas e de cruzamento.

A Saco Azul convida um artista por mês a ocupar o tríptico retro-iluminado, promovendo, via bolsas de apoio à produção, a criação de obras que utilizem a imagem como meio de criação contemporânea, afirmando ou questionando o seu papel na atualidade. Composta por 3 Mupis de comunicação publicitária urbana cedidos pela JcDecaux ao Maus Hábitos, esta galeria não só é interessante pelas suas características físicas, como também pelo impacto cultural e conotação comercial inerente aos suportes. Ao artista fica o desafio de reagir ou interagir com esta estrutura, assumindo todas as suas capacidades e conotações.


Crédito da imagem: fotografia de João Pádua | exposição de Miguel Palma, integrante de Vivarium Fest


//


Ciclo: A Política das Imagens

2018 e 2019

O ciclo expositivo “A Política das Imagens” na Mupi Gallery surge duma reflexão acerca das características do seu espaço e do seu mecanismo expositivo.
Como antecâmara da sala de espetáculos dos Maus Hábitos pode ser considerado um lugar de passagem, um não-lugar como diria Marc Augé. No entanto os seus dispositivos expositivos – os Mupis, caixas de luz utilizadas pela publicidade - são subvertidos pelo seu uso não-comercial, o que possibilita que o lugar, esta sala, se apresente como um espaço sensível, logo relacional.
Aqueles que por ali passam para aceder à sala de espetáculos, podem no seu tempo de espera ou de circulação, ser surpreendidos ou interpelados pelas imagens que ali se apresentam, com as suas dimensões e uma escala que as aproxima da sua, a escala humana.
Presidiu simultaneamente na opção curatorial, a indistinção entre política e estética, tal como podemos observar através do pensamento de autores como Deleuze a Ranciére. Para isso entendemos ser relevante e pertinente apresentar um grupo diverso de artistas onde existisse a evidência duma pluralidade de práticas artísticas e diversidade de discursos poéticos ou políticos. Numa polaridade nem sempre evidente nem imutável.
Por outro lado, pretendemos apontar para a existência duma autonomia ontológica das imagens que ao se apresentarem e afirmarem no espaço público, também elas apresentam independentemente da sua poética, afirmações políticas.

João Baeta


Image



Ficha Técnica

Edição 2019 | foyer Sala de Espetáculos
A Política das Imagens
Curadoria: João Baeta
Produção e Comunicação: Mariana Vitale
Assistência de Produção e Comunicação: Catarina R. Pereira
Apoio: Bondlayer, Epson, JCDecaux, CM Porto


Edição 2018

A Política das Imagens

Curadoria: João Baeta

Produção e Comunicação: Mariana Vitale

Assistência de Produção e Comunicação: Carolina Grilo e Catarina R. Pereira

Apoio: Bondlayer, Epson, JCDecaux, CM Porto

Artistas Participantes:

António Olaio, Miguel Palma (a integrar o programa do Vivarium Festival), João Fonte Santa, Isaque Pinheiro, Luísa Abreu, Kauê Gindri, José Maçãs de Carvalho, Rodrigo Amado, João Fiadeiro & Patrícia Almeida.


Elétrico Festival: 20 a 22.07

Artistas Participantes:

António Olaio
Isaque Pinheiro
João Baeta
João Fonte Santa
Miguel Palma


Edição 2017

Programação: Carolina Grilo Santos, Carmo Azeredo e Marianne Baillot

Artistas Participantes:
Pedro Huet, Rogério Ribeiro, José Costa, Pedro Henriques, Diogo Tudela, André Alves, Marta Bernardes, Ana Carvalho, Heitor Alvelos, Cristina Regadas e João Grama.

Produção e Comunicação: Carmo Azeredo, Carolina Grilo e Mariana Vitale

Apoio: JCDecaux, Ministério da Cultura – DGArtes, Câmara do Porto


Edição 2015/16
Programação: Carmo Azeredo, Isabel Trabulo e Daniel Pires
Produção e Comunicação: Carmo Azeredo
Assistência de Produção e Comunicação: Carolina Grilo Santos
Design Gráfico: André Covas
Fotografia: Carmo Azeredo
Apoio: JCDecaux, Ministério da Cultura – DGArtes, Câmara do Porto
Artistas Participantes:
Pedro Henriques, José Costa, Rogério Ribeiro, Pedro Huet, Catarina Oliveira, Marco Taveira, Miguel Januário, João Gigante, Alexandra Rafael, Maria Bleck, Joana Couto, Diana Carvalho, Hugo Pinho, Sarah Klimsch, Daniel Pires, Dinis Santos, Hernâni Reis Baptista e Jorge Lourenço.

Eventos

Saco Azul, Maus Hábitos,

Rua Passos Manuel 178

4º andar

4000-382 Porto


Produção Artística

sacoazul@maushabitos.com

danielpires@maushabitos.com

Image

powered by

Image
Image