MAKE FEMININE

Letícia Maia

Curadoria:

Cristiana Tejo
23/5/2024

22/6/2024
17:30
Exposição

MAKE FEMININE

OCUPAÇÃO ARTÍSTICA

Projeto de Letícia Maia

Curadoria de Cristiana Tejo

Abertura 23 de maio de 2024

Encerramento 22 de junho de 2024


A ocupação artística “MAKE FEMININE”, composta por exposição e ciclo de performances, parte de inquietações sobre identidade e desidentificação e intenciona problematizar códigos sociais e semânticas de imposição normativa de gênero por meio de proposições artísticas transdisciplinares entre performance, fotografia, vídeo e escultura.

O processo de criação dos trabalhos que compõem o projeto, partem da mobilização de estratégias de apropriação e desvio dos usos e sentidos de atos, condutas, materiais e objetos, circunscritos em ideais normativos de gênero. Tendo a ironia e a ambivalência das aparências como modo de expor ambiguidades e criar contradições que desnaturalizam práticas e relações estabelecidas como norma. Acionando situações que frustram expectativas de aparência e desempenho que correspondem a um ideal normativo hegemônico.

A apropriação, mobilização e movimentação desses elementos e práticas de seu contexto originalmente atribuído funcionam, nestes trabalhos, como citações performativas fora de lugar, compostas de maneira inesperada com elementos que não participam de seu universo normativo, a fim de revelar suas contradições internas, enfatizando a artificialidade e o caráter fictício da naturalização do gênero.

Por se tratar de um projeto que conjuga a intersecção entre a materialidade e o acontecimento efêmero, a exposição, em seu caráter performativo, modifica-se processualmente a partir dos processos que envolvem a apresentação das performances e da elaboração poética de materialidades e objetos performativos ao longo da ocupação.

O projeto, com apoio da DGArtes – Programa de Apoio a Projetos de Criação – aponta para os processos de violência, hierarquia e opressão, direcionados aos corpos que desafiam, transgridem ou não correspondem completamente a normatividade – branco, masculino, classista, cisheteronormativo, colonialista, capacitista, etc., a fim de contestar e decompor a fantasia reguladora que rege o pensamento, fomentando a reflexão crítica.



Apoio: República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes. Projeto contemplado pela DGArtes através do Apoio a Projetos – Artes Visuais – Criação e Edição 2022




23.05 Letícia Maia

Ficha Técnica

Curadoria: Cristiana Tejo

Programação e Gestão: Saco Azul - Associação Cultural
Produção: Daniel Pires e Daniel Amorim

Apoios: Bondhabits

Gestão de Conteúdos Digitais e Comunicação: Luís Masquete

Assessoria de Imprensa: Luís Masquete

Design: Simão Martinez

Montagem: Alexandre Simões

Limpeza: Manuela Pinto

Organização e Direção Artística: Saco Azul & Maus Hábitos

Galeria

Press

Saco Azul, Maus Hábitos,

Rua Passos Manuel 178

4º andar

4000-382 Porto


Produção & Programação Artística

sacoazul@maushabitos.com

danielpires@maushabitos.com

Assessoria de Imprensa

imprensa@maushabitos.com


23.05 Letícia Maia

built by

23.05 Letícia Maia
23.05 Letícia Maia
sacoazul.org desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile