Efrain Almeida & Rigo Flores
Caravana - Residência Cruzada
29/7/2017

3/9/2017
20:30
Exposição

A residência cruzada de Efrain Almeida (BR) e Rigo Flores (EUA), é uma residência do programa Caravana, um projecto de residências da Saco Azul e Maus Hábitos a funcionar desde 2015 que surgiu da vontade de acolher artistas nacionais e internacionais através de protocolos de cruzamento e intercâmbio com outros parceiros. Procura promover novas práticas artísticas e expositivas que sejam verdadeiramente fruto da coabitação dos artistas na cidade do Porto e na comunidade artística envolvente à Saco Azul e Maus Hábitos. Esta residência conjuga os artistas Efraim Almeida e Rigo Flores com a intenção de iniciar um dialogo artístico entre os dois e desenhar uma residência única e irrepetível para ambos e para a cidade.

A residência acolhe na cidade do Porto durante 1 mês os artistas Efrain Almeida e Rigo Flores, proporcionando o seu encontro e abrindo a porta a uma nova colaboração que termina com uma exposição conjunta em Julho no Maus Hábitos. Conta com o apoio da Câmara do Porto, o PhIca Fenix Institute of Contemporary Art do Arizona EUA e da DGArtes e tem como parceiros a Galeria Graça Brandão Porto a MCO Porto e a Secretaria de Estado do Brasil. Este projecto decorre no âmbito do programa In Residence Porto 2017.

Sobre os Artistas:

Rigo Flores é um artista visual natural de Guerrero (México) e crescido em Phoenix, Arizona, onde vive actualmente. Emergente com um trabalho muito interessante na área do desenho e pintura com um foco em questões da sua identidade cultural. O seu trabalho explora o processo mental da incerteza vaga através de composições ambíguas de cenários e objectos quotidiano e da figura humana.
Formou‐se em 2015 pela Arizona State University e desde então a sua trajectória tem aumentado a um passo constante. Em 2016 teve duas exposições individuais em Tijuana, México e expões já no Tempe Center for the Arts, no Arizona Latino Arts & Cultural Center (ALAC) e na Eric Fischl Gallery no Phoenix College.
Nesta exposição, Rigo Flores apresenta "Solo Monedas”.

Efrain Almeida de Melo é um escultor brasileiro consagrado, sediado no Rio de Janeiro. A sua obra baseia-se na apropriação do imaginário e da religiosidade popular. Interessado pelos fenómenos da fé, Efrain Almeida regista nos seus trabalhos as marcas físicas que certos tipos de religiosidade deixam no corpo humano. Os utilização de entalhes de artesãos populares e de ex‐votos são um traço comum na sua obra, que lhes dá uma conotação levemente subversiva e os desloca de seu contexto original. São peças que evocam a harmonia do popular e o erudito, o instintivo e o calculado, o simples e o sofisticado. Entre as exposições em que participou destacam-se Infância Perversa, no Museu de Arte Moderna, Rio de Janeiro, e no Museu de Arte Moderna, Salvador, 1995; a exposição individual no Centro Galego de Arte Contemporânea (Santiago de Compostela) em 2001 e a Bienal Internacional de Buenos Aires, em 2002.
Nesta exposição, Efrain Almeida apresenta “Desnatureza”.

Sobre o Caravana:
O projecto de residências Caravana promove desde 2015 novas práticas artísticas e expositivas que sejam verdadeiramente fruto da coabitação de artistas na cidade do Porto e na comunidade artística da Saco Azul/Maus Hábitos. Esta é a sua 1ª residência cruzada intercontinental no Porto, que combina os artistas Efrain Almeida (BR) e Rigo Flores (MEX/EUA) para dar lugar a um diálogo artístico entre os dois, desenhando uma residência única para ambos e para a cidade. Decorre durante 2 meses e inclui uma exposição conjunta no Maus Hábitos na qual Efrain Almeida irá apresentar “Desnatureza”, uma nova linha de trabalhos resultantes da imersão na cidade do Porto e do trabalho com os seus ourives, trabalhando a hibridização e mistura de saberes ideias populares como novas possibilidades de desafio. Por sua vez Rigo Flores irá apresentar o trabalho "Solo Monedas” que explora o processo mental da incerteza através de composições ambíguas de cenários e objectos quotidiano e da figura humana.

Galeria

Press

Saco Azul, Maus Hábitos,

Rua Passos Manuel 178

4º andar

4000-382 Porto


Produção & Programação Artística

sacoazul@maushabitos.com

danielpires@maushabitos.com

Assessoria de Imprensa

imprensa@maushabitos.com


17.07.29 - Caravana - Residência Cruzada

powered by

17.07.29 - Caravana - Residência Cruzada
17.07.29 - Caravana - Residência Cruzada
sacoazul.org desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile