Caravana

CARAVANA é um programa de residências que procura desenvolver experiencias artísticas e expositivas que sejam consequência do cruzamento e coabitação dos artistas na cidade do Porto e na comunidade artística envolvente à Saco Azul/Maus Hábitos.

Image

CARAVANA é um programa de residências da Saco Azul/ Maus Hábitos a funcionar desde 2015 que surgiu da vontade de acolher artistas nacionais e internacionais através de protocolos de cruzamento e do intercâmbio com outros parceiros. Procura promover novas práticas artísticas e expositivas que sejam verdadeiramente fruto da coabitação dos artistas nesta cidade e na comunidade artística envolvente à Saco Azul/Maus Hábitos.

Desenha projectos de residência, nacionais e internacionais, que surgem do desejo de criar um movimento de produção e de conexão com diversos espaços alternativos ou institucionais da cidade, como uma alternativa aos formatos de residência artística convencional. Através de uma rede de parceiros, procura oferecer diversas possibilidades de residência, operando como um eixo entre espaços independentes, entidades institucionais, galerias, colecções particulares, museus, oficinas, espaços de produção tecnológica e estúdios, artistas e colectivos. As residências podem acontecer na casa ou em espaços parceiros e culminar, por exemplo, numa apresentação no sala de espectáculos ou exposições do Maus Hábitos.

Em 2015 e 2016 fizeram parte do seu programa as rubricas ESSAY (residências em parceria com instituições de formação artística europeias) e APNEIA (residências duplas de cruzamentos de artistas nacionais em parceria com a Cooperativa Árvore). Em 2017 o Caravana continua a sua actividade com residências destinadas a artistas nacionais, internacionais e intercontinentais, reforçando as residências de cruzamento de artistas através de protocolos de parceria e acolhimento com diversas instituições aclamadas, tais como a 23.03 Association Pour La Diffusion De L'art Contemporain de Reims, a instituição Artiste en Résidence de Clermont-Ferrand, o PhIca - Fenix Institute of Contemporary Art do Arizona, EUA, a Câmara do Porto através da plataforma In Residence e o Festival Dias Da Dança do Rivoli.

Image



Ficha Técnica

Organização: Saco Azul e Maus Hábitos
Direcção Artística 2017: Daniel Pires e Carmo Azeredo
Direcção Artística 2015-16: Marianne Baillot (Essay); Hugo Soares, João Gigante e Reis Valdrez (Apneia)
Produção e Comunicação: Carmo Azeredo
Assistência de Produção e Comunicação: Carolina Grilo Santos
Design Gráfico: André Covas
Fotografia: Carmo Azeredo, João Gigante
Parceiros: 23.03 Association (Reims), Artiste en Résidence (Clermont-Ferrand), PhIca - Fenix Institute of Contemporary Art (Arizona), In Residence, Rivoli, Dias Da Dança
Apoios: Ministério da Cultura, DGArtes, Câmara do Porto
Artistas Participantes:
Essay: Luc Avargues e Luísa Abreu, Giusepe Botelho e Tata Coutinho, Pedro Prazeres, Marianne Baillot, Solen Barbosa-Dias, Laurie Peshier-Pimot, Charlotte Plasse.
Apneia: Alexandra Rafael e João Leal, Anabela Bravo e Pascal Ferreira, Luísa Abreu e Jorge Lourenço, Fabrizio Matos e Dalila Gonçalves, e Pedro Tudela e Vera Mota.

Eventos

Saco Azul, Maus Hábitos,

Rua Passos Manuel 178

4º andar

4000-382 Porto


Produção Artística
danielpires@maushabitos.com


Image

powered by

Image
Image