Open Call
Essay Residencies
31/8/2016

18/9/2016
23:00
Open Call

Regulamento

Sobre as Essay Residencies:
As Essay Residencies são residências artísticas na área das artes visuais em relação com a performance, happening, música e dança, que têm lugar no Maus Hábitos.

Partem da vontade da Saco Azul criar um intercâmbio com escolas superiores de arte e instituições de formação artística europeias através de ações de acolhimento curtas que terminam em apresentações ou open studios.

Estas residências têm como objectivo aprofundar os possíveis caminhos e cruzamentos da artes plásticas com as artes performativas, e destinam-se a alunos ou docentes das instituições com as quais são realizadas.

Esta é a 2ª residência dirigida a alunos e docentes da Faculdade de Belas Artes do Porto, tendo a primeira decorrido em Dezembro de 2015, para a qual foi selecionada uma proposta performativa de Giusepe Botelho e Tata Coutinho.

A 2ª edição da residência Essay para membros da FBAUP decorre de 26 a 30 de Setembro e termina com uma apresentação pública a 1 de Outubro 2016.


1. Objectivos:
Apresentar uma proposta individual ou colectiva que seja pertinente no âmbito da arte contemporânea, e que se desenvolva no campo da Performance, Happening, Dança e Música em relação às artes visuais.

2. Destinatários:
Este concurso destina-se a todos os alunos e docentes da FBAUP. Os estudantes Eramus podem também candidatar-se.

3. A Residência:
A residência terá uma duração de uma semana (de 26 a 30 de Setembro) durante a qual o artista, grupo ou coletivo terão livre acesso à sala de exposições do Maus Hábitos para nela trabalharem. Termina com uma apresentação pública no dia 1 de Outubro, em horário a ser definido durante a residência.

4. Processo de Candidatura:
4.1 As candidaturas estão abertas até à meia noite do dia 18 de Setembro de 2016.
4.2. Os candidatos deverão apresentar
a) O projeto em memória descritiva suficientemente clara, com no máx. 300 palavras, podendo, se necessário, anexar outros documentos ou fotos considerados importantes para a compreensão integral da proposta. O projeto pode compor-se de uma ou mais ações, desde que haja uma linha conectora clara entre estas.
b) Ficha de inscrição devidamente preenchida.
c) Link para Portfólio online atualizado.
d) Cópia da Matricula do ano lectivo de 2016/17 na Fbaup, ou comprovativo de atividade docente na mesma.
4.3. As candidaturas devem ser compiladas numa pasta (zip) e enviadas para carmo.osul@maushabitos.com.

5. Seleção:
5.1. A seleção das propostas de projeto será efectuada por um Júri composto pelo Diretor do Maus Hábitos e Presidente da Associação Saco Azul - Daniel Pires, em conjunto com os membros da Saco Azul Rui Mascarenhas, Consultor e Crítico, Marianne Baillot, Coreógrafa e Dançarina e Carmo Osul, Artista e Programadora do Maus Hábitos/Saco Azul.
5.2. Da decisão do Júri não existe recurso.
5.3. A decisão será anunciada a dia 21 de Setembro de 2016

6. Benefícios:
6.1. Disponibilização por parte do Maus Hábitos das suas instalações, equipamento e materiais para a concretização do projeto, bem como a sua sala de exposições para a residência e para a apresentação final.
6.2. Disponibilização por parte da Saco Azul de orientação conceptual e técnica específica, se necessária.
6.3. Apoio à compra de materiais até 200€ da Saco Azul Associação Cultural, que será entregue mediante apresentação de facturas, após a compra dos mesmos.
(As facturas só serão aceites se corretamente preenchidas com os dados da Saco Azul A.C.)
6.4. Desconto nas refeições no durante o decorrer da residência, oferecido pelo restaurante Vício de Mesa.

7. Compromisso:
7.1. Execução, desenvolvimento e finalização do projeto deve ser realizado nas instalações do Maus Hábitos.
7.2. O projeto deve adaptar-se às possibilidades de horário, equipamento e espaço que a casa permite, não devendo entrar em conflito com o bom funcionamento desta.
7.3. Menção e divulgação da Residência Artística e seus promotores na apresentação de todos os procedimentos, textos, obras e ações desenvolvidos no seu âmbito, bem como menção e se possível colocação de logos institucionais no processo de pós-divulgação e documentação da residência e da apresentação.

ESSAY RESIDENCIES - Ficha de Inscrição
(Copiar, preencher e anexar à candidatura)
Nome Artístico:
Nome:
Data de Nascimento:
Nacionalidade:
E-Mail:
Contacto Telefónico:
Link Para Portfólio Online:
(No caso de um grupo ou colectivo, preencher por cada membro)

16.10.01 - Open Call

Projeto:

Essay

Galeria

Press

Saco Azul, Maus Hábitos,

Rua Passos Manuel 178

4º andar

4000-382 Porto


Produção & Programação Artística

sacoazul@maushabitos.com

danielpires@maushabitos.com

Assessoria de Imprensa

imprensa@maushabitos.com


16.10.01 - Open Call

powered by

16.10.01 - Open Call
16.10.01 - Open Call
sacoazul.org desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile